Particionamento de Discos
O Particionamento do disco é uma operação técnica obrigatória. (cada disco pode ter uma ou mais unidades lógicas). Em seguida , sobre o funcionamento do disco, o disco quando sai da fábrica ainda não está preparado para receber qualquer tipo de dados, mas existe fisicamente com uma determinada capacidade de armazenamento. Para que possamos dar uso ao disco necessitamos de o formatar e de criar algumas partições no disco, ou seja o particionamento do disco é uma das operações mais importantes, porque assim conseguimos ter uma melhor arrumação da informação.
Criação de Partições
Para instalarmos um Sistema Operativo (por exemplo, Windows7), poderemos criar as seguintes partições:
-A primeira dedica-se diretamente ao Sistema Operativo com 100GB. Esta partição tem pelo nome de “Sistema;
-A segunda, contendo 500GB, dedica-se às aplicações. Sendo assim, esta partição é designada por ”Aplicação”, o que dispõe do espaço restante no disco.

Ainda dentro da segunda partição, a capacidade sobrante dedica-se aos ficheiros do trabalho. Portanto, designada de “Trabalho”, terá um espaço de 400GB.
(Agora, com as partições reunidas, haverá menor desperdício, mas não haverá capacidade de arrumação).
Partilha e Otimização de Recursos
No momento da instalação serão estabelecidas definições de rede que pode ser feita antes ou posterior à instalação. Tanto utilizado isoladamente como em rede, o computador foi fornecido à sociedade em vez de se manter no estatuto “pessoal”.
Este feito exaltou a partilha e a interligação de recursos e informação através da rede. Também podemos aplicar a prática dos periféricos como impressoras, discos e outros dispositivos.
Instalação de Periféricos e de Drivers
É a ultima fase da Instalação do sistema
Após a validação do utilizador, a instalação dos periféricos é aplicada com eficácia económica de acordo com a montagem, haverá a introdução de um assistente que irá facilitar o seguinte conjunto de operações:

-Fornecimento de informação ao Sistema Operativo (a identidade que vai ser instalado e o fim a que se destina);
-Instalação dos drives, preparando o Sistema com o conhecimento necessário;
Agora, no que toca a drivers, é um programa controlador que dirige a informação do dispositivo. Noutras circunstancias, se houver um dispositivo diferente, haverá um driver diferente a controla-lo.

Gestor de Dispositivos
Recordando que o Hardware não reconhece novos produtos (dispositivos) com novos drivers, existe uma troca entre o fabricante do Sistema Operativo e os fabricantes de dispositivos que atualizam a informação a cada momento, de modo a favorecer os seus serviços.
Numa situação estável, ao acedermos ao painel de controlo, podemos observar o Sistema a compactar com todas as funções do Hardware, pronto para utilização.

No momento em que observamos um sinal de interrogação na lista do painel de controlo, quer dizer que alguns dos Hardwares não possuem drivers instalados, não conseguindo realizar a interligação entre eles. Para resolver este problema, basta visitar o website do fabricante e instalar o driver correspondente, permitindo assim a continuidade do dispositivo.