MS-DOS
- MANS TEAC
- 26 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Microsoft Disk Operating System, é um sistema operativo comprado pela Microsoft.
Foi o primeiro sistema operativo da empresa que cabia numa disquete.
O MS-DOS é single-task e single-user, e baseado exclusivamente em linha de comandos, que consequente o fez ter a sua interface com um ambiente alfanumérico, (shell em modo texto).
Originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products (SCP) com o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System), após ser licenciado da SCP pela Microsoft, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM, vendido como PC-DOS, e a vários outros fabricantes de hardware, vendido como MS-DOS.
Houveram várias versões deste sistema.
PC-DOS 1.0. Lançada em agosto de 1981, suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única.
PC-DOS 2.0/MS-DOS 2.0. Lançados em março de 1983, foram as primeiras versões a suportar o PC/XT e os discos rígidos. A capacidade dos disquetes foi elevada a 180 kB (face única) e 360 kB (dupla face).
MS-DOS 3.0. Lançado em setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Teve diversas atualizações (3.0-3.3) onde acrescentaram novas funcionalidades, como um sistema le linguagens além do inglês americano, bem como a possibilidade de criar partições nos discos, entre outros.
MS-DOS 4.0. Lançado em julho de 1988, suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL. Houve uma atualização para 4.01 onde corrigiram alguns defeitos.
MS-DOS 5.0. Lançado em abril de 1991. Incluiu o interpretador (compilador) de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia, e um utilitário de cache de disco (SmartDrive). também ocorreu uma atualização para 5.01 com algumas correções.
MS-DOS 6.0. Lançado em março de 1993. a Microsoft adicionou um utilitário de compressão de disco chamado Doublespace, o desfragmentador de disco DEFRAG, o MSBACKUP para criação de backups, otimização de memória com o MEMMAKER, e um princípio de protetor anti-vírus,MSAV. Foram feitas diversas melhorias e correções até a versão 6.22, que devido a problemas legais teve que substituir o Doublespace com outro pacote de compressão de disco, DriveSpace. A Microsoft também lançou as versões de 6.23 a 6.25 para bancos e organizações militares dos EUA. Estas incluíam já suporte a partições FAT32.
Após isso, o MS-DOS passou a existir apenas como uma parte dos sistemas Windows 9x (95, 98 e Me), por exemplo: a versão original do Microsoft Windows 95 incorporou o MS-DOS versão 7.0.

ola